Crianças com Deficiência
Intelectual e com Déficit de Atenção, por meio de atividades lúdicas tem a
capacidade de se desenvolverem intelectualmente. O uso de vídeos educativos e
imagens ilustradas se configuram como uma possibilitadora de ensino
aprendizagem, pois o elemento lúdico está presente em todas as fases da vida,
mas é na infância que este fenômeno se manifesta de forma mais intensa
(MUNSTER, 2003).
Olivier (1999, p. 21) discorre sobre alguns aspectos
fundamentais nos quais o lúdico deve ser considerado:
- O lúdico é espontâneo, diferindo de toda e qualquer atividade imposta ou obrigatória.O lúdico pertence à dimensão do sonho, da magia e da sensibilidade, associando-se à fantasia e distanciando-se da dos princípios da racionalidade.
- O lúdico baseia-se na atualidade, valorizando a vivência do momento presente: ocupa-se do aqui e do agora.
- O lúdico privilegia a criatividade, a inventividade e a imaginação, por sua própria ligação com os fundamentos do prazer.
MUNSTER, M. A. V. Jogos e brinquedos adaptados a portadores de deficiência visual. 1993. Monografia (Especialização em educação física adaptada) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
OLIVIER, G. G. F. Lúdico e escola: entre a obrigação e o prazer. In: MARCELLINO, N.C. Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Unijuí, 1999, p. 15 a 24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário