quinta-feira, 17 de maio de 2018

Evolução dos Invertebrados


Sobre a origem dos animais 

O Reino Metazoa por ser um reino muito extenso é dividido em dois grupos: os Vertebrados, que possuem vértebras, e os Invertebrados, que não possuem vértebras.
Os Invertebrados devido a sua grande diversidade são extremamente  importante para a harmonia do nosso planeta. Devido a essa diversidade são classificados em oito filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes e Equinodermos.
Os Invertebrados em específico simbolizam o inicio da vida animal no planeta terra, sendo que são os seres mais simples dentro do reino estudado, toda via esse grupo engloba uma grande diversidade de animais marinhos que surgiram a milhões de anos, sua evolução foi lenta, dando características morfológicas e progressivas. Mais como os invertebrados conseguiram evoluir? Para essa pergunta temos duas teorias tenta explica como os animais evoluíram. Uma das teorias sugere que os seres pluricelulares se formaram a parti dos seres unicelulares, reunidos em colônias, dentro dessas colônias surgiram células especializadas para realizar diversas funções, segundo essa teoria as espojas evoluíram dessa forma.
A segunda teoria admite que a evolução desses animais correu a parti de um protozoário plurinucleado. 

Um comentário:

  1. Criacionismo X Evolucionismo
    Como você viu existe uma diferença bem grande entre esses dois argumentos, criacionismo e evolucionismo, o que mais chama atenção nessas duas teorias é a evolução, de acordo com a teoria criacionista foi Deus que criou o homem e os demais seres vivos já na forma atual há cerca de 10 mil anos, isso quer dizer que não existiu evolução. Sobre os fósseis encontrados, principalmente de dinossauros eles dizem que são de animais que não conseguiram embarcar na Arca de Noé a tempo de salvarem-se do dilúvio.

    Para os criacionistas Deus criou todos os seres vivos seguindo um propósito e uma intenção e o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, por isso não tem descende primatas. A teoria evolutiva não pode ser comprovada em laboratório e por isso não é científica, como nenhum dos dois pode ser comprovado, eles são considerados teorias.

    Para os evolucionistas, que são as pessoas que acreditam na evolução da espécie, o homem e os demais seres vivos são resultado de uma lenta e gradual transformação que começou a acontecer há milhões de anos. Eles afirmam que os fósseis e sua datação remota confirmam que a extinção de espécies também faz parte do processo evolutivo e não houve dilúvio algum.

    As evoluções acontecem por causa de mutações genéticas que são expostas à seleção natural, acreditam que o homem não é descendente dos primatas atuais, mas tem um parentesco. O que ajuda a comprovar a teoria dos evolucionistas é que os seres vivos com ciclo de vida mais curto mostram a evolução por seleção e adaptação, como as bactérias resistentes a determinados antibióticos.

    A verdade é que os dois são teorias e existem pessoas que acreditam na criação e outros acreditam na evolução. É importante estudar essas duas frentes, mesmo crendo em apenas uma delas, assim você não corre o risco de fazer uma afirmação errada. Em tudo é importante olhar os dois lados, estudar, entender e por mais que acredite em apenas uma delas, é importante respeitar.

    Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/criacionismo-x-evolucionismo-saiba-a-diferenca.
    Acesso em 18/05/2018.

    ResponderExcluir