A arvore filogenética é uma das formas de classificar
cientificamente os seres vivos, usando informações e características evolutivas.
Essa arvore representa
a conexão de passagens de genes que se conecta a todos os seus descendentes
comuns.
Fonte web:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Phylogenetic_tree_pt.svg |
Fonte web:http://biocmpa.blogspot.com.br/2016/06/arvore-filogenetica-dos-invertebrados.html |
Filogenia dos Aracnídeos
Os aracnídeos para muitos povos são considerados animais sagrados, ou aqueles que trazem sorte. Por serem venenosos e peçonhentos são sinônimos de medo
Fonte web:https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Aracn%C3%ADdeos/Filogenia |
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Aracn%C3%ADdeos
https://veja.abril.com.br/ciencia/quase-aranha-fossil-de-305-milhoes-de-anos-traz-pistas-sobre-a-evolucao-da-especie/
Introdução aos Invertebrados
ResponderExcluirOs invertebrados são responsáveis por mais de 99% dentre todas as espécies de animais e, ainda que menos de um milhão das espécies viventes tenha sido descrito até hoje, o número total das espécies animais na Terra pode ultrapassar 30 milhões. O que nos leva a crer com base no que tem atualmente descrito, identificado e estudado, que a maioria das espécies ainda não foi sequer descoberta.
Num primeiro instante, a diversidade dos invertebrados pode se apresentar incompreensível tanto quanto contemplar e entender o infinito. Porém, os incontáveis indivíduos e espécies são variações sobre alguns poucos temas prontamente identificáveis. O plano básico é um desses temas. Por exemplo, ainda que existam milhões de espécies de artrópodes, todas terão um corpo segmentado, um exoesqueleto que sofre muda por ocasião do crescimento, e apêndices articulados. Sabendo desses poucos caracteres é possível a qualquer um identificar o animal como um ARTRÓPODE.
https://www.infoescola.com/animais/introducao-aos-invertebrados/
Filogenia - Conceito, o que é, Significado
ResponderExcluirO conceito filogenia, também conhecido como filogênese, faz parte da biologia. É um ramo da ciência que estuda a evolução das espécies de forma global. De fato, filogenia vem do grego que significa geração da raça.
Quando a ideia da evolução se aplica a um indivíduo específico falamos de ontogenia, que é o oposto da filogenia.
No conhecimento da natureza a ideia da evolução é um dos princípios fundamentais. As espécies evoluem devido à mutação do DNA de um indivíduo. Se a mutação é satisfatória para a sua adaptação, pode tornar-se uma mudança para o conjunto da espécie.
... Via conceitos.com: https://conceitos.com/filogenia/
A filogenia é similar a uma árvore genealógica (aquela utilizada para ver a linhagem familiar das pessoas). A raiz desta árvore pode ser considerada como a linhagem ancestral, ou seja, aquele organismo que deu origem aos descendentes da árvore filogenética. A partir da “raiz”, ou seja, do ancestral comum, podem surgir diversos “galhos” desta árvore, que vão se bifurcando. Cada bifurcação é um descendente do ancestral, com suas próprias características, que as separa dos demais membros da árvore filogenética. Quando isso acontece, ou seja, quando uma linhagem se divide, significa que ocorreu uma especiação. Assim, com a especiação, uma única linhagem ancestral dá origem a uma ou mais linhagens filhas – as quais, por sua vez, partilham uma história única.
ResponderExcluirLeia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/filogenia
Copyright © Portal São Francisco
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAracnídeos
ResponderExcluirOs aracnídeos são animais do filo Arthropoda que apresentam quatro pares de patas, corpo dividido em cefalotórax e abdome e ausência de antenas.
Dentre os artrópodes, podemos destacar os aracnídeos (classe Arachnida), uma classe incluída dentro do grupo dos quelicerados que é conhecida por apresentar quelíceras, estruturas relacionadas com a captura de alimentos. O grupo dos aracnídeos não inclui apenas as aranhas, possui também como representantes os escorpiões, carrapatos e ácaros.
Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/biologia/aracnideos.html