Mito, na real, o macho morre acidentalmente. É que ao terminar de depositar os espermatozoides na genitália da fêmea, ele faz uma retirada brusca e quebra seu aparelho reprodutor (bulbo). “Não é sempre que ele perde o bulbo, mas, quando isso acontece, morre por perda de um fluido vital: a hemolinfa. É como se a aranha morresse de hemorragia”, explica Paulo Goldoni, especialista em artrópodes do Instituto Butantan.
Nosso museu tem como instituição parceira á Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, com monitoria da Professora Cristiana Prudencio, com colaboração ativa de Fernando Abade, Elenilda Almeida, Iran Pinheiro, Maria Luzia Alves e Maria Nilza Rocha, alunos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Biologia EaD do polo de Ibicui-Ba.Nosso objetivo é disponibilizar uma fonte de pesquisa mais interativa, almejando atender a toda comunidade estudantil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ELENILDA ALMEIDA,
ResponderExcluir“No caso da viúva-negra, o encaixe das patas com a cavidade genital é perfeito” diz o anacnólogo Eduardo N. Ramires, do Instituto Butantã, em São Paulo.
Por isso, muitas vezes, as patas do macho ficam presas. Quando ele faz força para retira-las acaba perdendo-as e morre de hemorragia. Algumas vezes, ao encontrar o macho morto, a fêmea devora-o porquê o considera uma presa como outra qualquer. A fêmea leva a fama errônea de devorar o macho.
Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/viuva-negra-nao-mata-o-macho-so-prende/
Acesso em 08/04/18.
Realmente a viúva-negra leva a fama sem ser culpada, podemos de dizer que o macho é um tanto afoito na hora de retirar o seu órgão re´reprodutor de dentro da fêmea. É por esse motivo que ele morre, como mencionado acima para a aranha ele se torna uma presa como outra qualquer.
Excluir